quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Texto:Conceitos e reflexões sobre Tecnologia Educacional- Tajra

O texto lido e discutido em sala tem como objetivos:

  • A conceituação dos termos " técnica e " tecnologia educacional".
  • Promover reflexões quanto ao uso de tecnologias em nossas vidas.
  • Apresentar a incorporação de vários instrumentos tecnológicos no ambiente educacional.
  • Expor as visões tecnicista e apocalíptica quanto à utilização de tecnologias na sociedade.
  • Relacionar as diferenças entre o computador e os outros recursos tecnológicos.

Afinal, o que vem a ser técnica?

Palavra de origem grega que significa criar, produzir. Relaciona-se com mudança na modalidade da produção. Ao contrário do que muitos pensam, tecnologia não se restringe à informática ou aos meios de comunicação. Ela é tudo que o homem fez de inovador ao longo de sua história, que vai além do vestuário aos aparelhos eletrônicos portáteis.

Em relação à TE, tem-se a visão integrada, a qual acredita que a tecnologia por se só é uma inovação. E a visão apocalíptica que não enxerga a tecnologia de forma neutra, mas que apresenta várias interfaces.

E por fim, vale destacar a importância e praticidade do computador em relação a outros recursos tecnológicos, pois ele engloba várias tecnologias existentes, como a multimídia, o áudio, data-show, etc, além de seus recusos tradicionais, o que representa um ganho para a informação pela entrada, processamento e saída de dados, promovendo interações múltiplas.

" Por que um novo olhar para o aluno?"

A autora Sônia Petitto em seu texto " Por que um novo olhar para o aluno?" trabalha com a identificação do homem virtual articulada à informática educativa, sendo indispensável que o docente saiba utilizar didaticamente os recursos da informação, senão não há aprendizagem.
" Esses instrumentos de sínetese mecanicista não são muito úteis para o ensino e devem servir basicamente como auxiliares subordinados, apoiando instrumentos de aprendizagem melhores e nossa atividade criativa" Dertouzos (1998).
No presente trabalho, uma pesquisa de base metodológia e técnica, Petitto aborda: Dertouzos, Papert e valente, autores que tratam do uso da informática na educação. Dimenstein e Hernandéz que falam das mudanças nos projetos educacionais e Gardner, Goleman, Antunes e Perrenoud que tratam das competências humanas.

Vídeo " Geração C" Rafinha

O vídeo assistido em sala retrata, através do adolescente Rafinha, as características da nova geração - A geração C- conectada. Adolescentes conectados diarimente por uma rede, se interagindo, se informando, ouvindo músicas, assistindo vídeos...Orkut, msn, twitter, Mp4, ....Já não conversam mais pessoalmente com tanta frequência, já não assistem o noticiário no sofá com os pais, ficam trancados a quatro paredes durante horas em frente ao computador... etc. Para muitos, de gerações anteriores, isto parece alienção, falta de contato humano ou o fim do mundo. Mas não.. é o começo de uma nova era. É a informação, ou melhor, a sua facilidade e rapidez permeando a existência humana em vários âmbitos. Mas é claro, todo excesso pode ser nocivo. Nesse caso, a educação pode equilibrar e direcionar.