domingo, 6 de dezembro de 2009

Novas tecnologias e Mediação Pedagógica

Em sua sala de aula, o professor, atualmente, dispõe de vários recursos a serem utilizados por ele e pelos alunos no processo ensino/aprendizagem. Dentre eles estão a internet, o CD-ROM, o Word, o Excel, o Power Point, o data-show, etc. Mas como utilizar essas tecnologias em sua aula?

A internet: Esse recurso permite ao professor:
  • Explorar a pesquisa através do Google.
  • Ensinar Geografia por meio do Google Maps e do Google Earth, a fim de estudar o espaço, a cidade onde vivemos, a trajetória diária a qual percorremos.
  • Criar um blog para a turma e o professor postar novidades, produções, atualidades, o boletim de notas, etc.
  • Utilizar o email para troca de informações, enviar bilhetes informativos aos pais, etc.
  • Acessar sites que disponibilizam conteúdos de matemática, cruzadinhas e exercícios que auxiliam a alfabetização e a produção de texto, etc.

CD-ROM: Permitir que os alunos gravem o que foi aprendido em sala ou em pesquisas em grupo a fim de memorizar e possibilitar a leitura dessas informações em outros locais.

Power-point e Data-show: Montar aulas mais interativas, mesclando a linguagem verbal e não verbal, sons, etc de maneira mais ilustrada e expositiva.

Paint e Word: Permitir a elaboração gráfica e a digitação de textos no computador.

Todos esses recursos podem ser usados em sala de aula ou no laboratório de informática. Cabe ressaltar que o manuseio desses instrumentos pelos alunos por si só não traz resultados de aprende]izagem eficazes, pois a mediação do professor é fundamental. Há a necessidade de direcionar, por exemplo, uma pesquisa no Google para que os alunos não se percam com tanta informação sobre o tema escolhido, as quais muitas vezes são supérfluas, repetitivas e enganosas. É preciso que os alunos construam senso crítico, estético e criativo.

"O professor desempenhará o papel de orientador das atividades do aluno, de consultor, de facilitador da aprendizagem, de alguém que pode colaborar para dinamizar a aprendizagem do aluno, desempenhará o trabalho em equipe, junto com os alunos, buscando os mesmos objetivos, numa palavra, desenvolverá o papel de mediação pedagógica". MASETTO, Marcos (pág 142). O aluno assume o papel de aprendiz ativo e interage com os colegas e com o prfessor.

A mediação pedagógica não acontece simplesmente pela substituição do quadro negro pelo data-show. As técnicas usadas precisam ser escolhidas de acordo com o que se pretende que os alunos aprendam. É preciso trabalhas com técnicas que incentivem a participação dos alunos, a interação entre eles, o diálogo, o debate, a pesquisa e o interesse.

A mediação pedagógica é importante por colocar o sujeito aprendiz em evidência a fim de buscar e alcançar objetivos e dá um novo tom à atuação do professor, além do uso de novos intrumentos.

Referência: MORAN, José manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica/ José Manuel Moran, Marcos T. Masetto, Marilda Aparecida Behrens- Campinas, SP: Papirus, 2000.

Um comentário: